quarta-feira, 13 de maio de 2009

Periféricos de INPUT

Estes periféricos têm como função a comunicação do utilizador com o computador; é através deles que o utilizador dá instruções para a execução de determinada tarefa.

RATO- Este periférico foi concebido para a operação em ambientes gráficos; existem diversos tipos de ratos no mercado, mas a maioria dispõe de três botões com funções distintas.

SCANNER- É um periférico relativamente recente (anos 70), a sua função consiste em captar um documento, sendo depois possível fazer a sua manipulação e registo. Existem dois tipos de scanners: manuais e de mesa.



TECLADO- Hoje em dia existem teclados com diferentes formas, obedecendo a determinadas preocupações ergonómicas, mas todos eles são postos por teclas: alfabéticas, numéricas e de função.


LIGHT PEN- O funcionamento deste dispositivo baseia-se na detecção de luz emitida pelo monitor. Os pontos de luz são detectados ao passar pela caneta e a informação
é transformada em sinais eléctricos que, depois de enviados para o computador interpretados por software apropriado possibilitam a determinação exacta das coordenadas do ponto do ecrã, para onde a caneta está a aponta.



LEITOR ÓPTICO DE CÓDIGO DE BARRAS- Este periférico móvel permite a identificação de produtos nos sectores comerciais e industriais, fazendo a leitura de dados identificadores e codificados num sistema de código de barras.

3 comentários: