domingo, 17 de maio de 2009

Periféricos de Armazenamento de dados (input/output)

Estes periféricos são, simultaneamente, de input e de output, ou seja, são usados para ir buscar ou para guardar informação (Armazenar dados).

Banda Magnética:
Tem caracteristicas de uma cassete de áudio, só é diferente no formato e capacidade de armazenamento.


Fig.1-Banda magnética para computador


Disquetes:
Uma disquete é constituída por um disco de uma fina película plástica coberta por uma camada de partículas magnetizáveis, protegido por uma capa plástica semi-rígida, que possui aberturas através das quais as cabeças de leitura podem aceder às superfícies magnetizáveis. Inicialmente, existiam disquetes de 5,25", cuja capa exterior era flexível, também conhecidas por Floppy Disk.
Actualmente, já não é hábito as pessoas usarem disquetes, pois apareceram as pen´s.














Fig.2- Disquetes normais Fig.3-Disquete Floppy-disk


Pen Drive:
É um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação Usb tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades actuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1GB a 8 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada:
USB 1.1: 1,5 a 12 Mbits/s;
USB 2.0: Apesar do USB 2.0 poder transferir dados até 480 Mbit/s, as flash drives estão limitadas pela largura de banda da memória nelas contida, com uma velocidade máxima real de, aproximadamente, 100 Mbits/s.
Em condições ideais as memórias flash podem armazenar informação durante 10 anos.


Fig.4-Pen´s Drive

Disco Rígido:
Os disco rígidos são constituídos por uma pilha, com um conjunto variável de discos metálicos, revestidos por uma camada de material magnetizável. Esses discos movem-se em torno do mesmo eixo e estão no interior de uma caixa hermeticamente fechada para permitir a sua protecção; as cabeças de leitura/gravação pairam sobre a superfície dos discos a distâncias ínfimas destes.
Existem discos rígidos com capacidades e velocidades de leitura diferentes.
Actualmente, existem já também, discos rigidos externos.

















Fig.5-Disco rígido normal Fig.6 - Disco rígido externo


CD Rom:
É um compact disco que combina, simultaneamente, a leitura de som e imagem.




Fig.7-Cd-rom



Retirado de:Livro "introdução às Tecnologias de Informação" Bloco1 da Plátano Editora do ano 2000 e os autores: Ana Antas, Maria João Esteves e Rui Garcia

Sem comentários:

Enviar um comentário